domingo, 12 de maio de 2013

Aromaterapia: Tratar Ambientes

Aromatizando a casa: menos cheiro de gordura e estimulo ao relaxamento
De maneira mais simples, é possível aromatizar a casa com cascas de fruta cítricas como, por exemplo, a laranja e o limão. Basta colocar água numa panela e pôr no fogão. Quando ferver, jogue as cascas. A água fervente extrai os óleos essenciais das frutas porque, nas cítricas, eles estão justamente nas cascas. Aliás, esta receitinha é excelente para tirar o aroma de gordura da casa. Também é excelente para relaxar e umidificar o ambiente – uma boa pedida para estes dias tão secos.
Um ambiente também pode ser aromatizado com aromatizadores a vela ou plug. Ambos aromatizam a partir do aquecimento do recipiente no qual se encontram os óleos essenciais. É possível, ainda, encontrar ambientes aromatizados por meio de varetas de bambu em lindos frascos e vidros que contêm óleos essenciais. Colaboram também para decorar o ambiente.
O óleo certo para cada ambiente
As sensações despertadas pelos aromas – ainda que sejam sintéticos – são agradáveis. Mas quando falamos de óleo essencial temos também ações terapêuticas provocadas pelos ativos químicos presentes nesta substância. Exemplo: o óleo essencial de lavanda. A lavanda é o óleo essencial especialmente indicado para acalmar, combater a insônia e relaxar. Se colocarmos uma gotinha no travesseiro antes de dormir ou aromatizar o quarto com o óleo essencial, teremos uma excelente noite de sono. Se aromatizarmos com a essência sintética, o aroma fica agradável, mas a ação terapêutica não acontecerá.
Para os demais ambientes:
Pela manhã, os cítricos e herbais são mais indicados. À noite, em casa, é melhor utilizar aromas relaxantes mas que não sedem, ou seja, que não dêem vontade de dormir na sala. Nos quartos, volto à lavanda, para colaborar com o sono.
Após o almoço ou no trabalho, aromas de ervas como alecrim e hortelã auxiliam para evitar o estado de letargia. cozinha pede os óleos cítricos para a limpeza e tirar o aroma de gordura;

* na sala, vale apostar nos óleos que tragam alegria, paz e serenidade: tangerina, gerânio, lemongrass.

* no banheiro, é preciso lembrar limpeza: vale combinar cítricos com herbais (tangerina com alecrim, por exemplo) sinergias exclusivas – combinação de óleos essenciais – para as mais diferentes situações:

* para uma noite romântica:Gerânio, patchouli e limão tahiti;
Combinação de ervas frescas, que lembram o aroma de uma floresta: contém eucalipto globulos, vetiver, cedro e hortelã pimenta, entre outros óleos;

* para salas de estudo ou escritórios, locais que requerem concentração ou algo calmante sem ser sedativo,– compostos por sândalo, lavanda e pau rosa, entre outros óleos.

Horário certo para aromatizar a casa?
 Pela manhã, os cítricos e herbais são mais indicados. À noite, em casa, é melhor utilizar aromas relaxantes mas que não sedem, ou seja, que não dêem vontade de dormir na sala. Nos quartos, volto à lavanda, para colaborar com o sono.
Após o almoço ou no trabalho, aromas de ervas como alecrim e hortelã auxiliam para evitar o estado de letargia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário